O que é o swing ?
Para explicarmos os termo SWING, comecemos pelo dicionário :"balanço, impulso, guinada, virada"Do inglês vem : "mover-se para frente e para trás com um sinuoso movimento dos braços;ritmo;musicalidade."
Dizemos que o cara tem SWING quando ele “toca com balanço”, de maneira dançante, firme nítida e coesa com a cozinha (baixo,batera,teclado, a ‘base’ de uma canção).
O SWING e a sonoridade andam juntos, mas para que sejam desenvolvidos é preciso estudo, técnica e conhecimento musical.
Para desenvolver sua sonoridade é preciso conhecer diversos ritmos, baixistas, escolas e tendências.
Usaremos aqui exemplos de gravações magníficas e bem acabados exemplos de sonoridade na música ocidental.
O aluno que pesquisa descobrirá depois de um tempo que muitas das coisas que ele gosta atualmente são meras cópias “toscas” de linhas do passado, vide as já famosas por aqui “Encontrar Alguém”, que originalmente chama-se “Got to be Real”, "2345678", de Gabriel ,O Pensador, que tem a base de "Good Times", clássico da banda CHIC, assim como muitas outras.
Não tiro o mérito de ninguém, mas gostaria de acentuar que o criador da linha de baixo de ‘encontrar...’não tirou apenas de si mesmo esta linha de baixo, e sim de exemplos antigos já bem escritos.
O grande Francis Rocco Prestia já disse que “tudo é uma questão de ‘roubar e incorporar’”, ou seja , nós sempre iremos ouvir os grandes mestres, aprender suas linhas a adaptá-las ao nosso estilo.
E vocês perceberão muitas linhas parecidas, muitas cadências similares, e às vezes até em estilos diferentes, mas passarão a enxergar a música pop e o rock ocidental com muitos padrões rítmico-melódicos-harmônicos, muitos estilos, tendências e composições interligadas.
Existem grandes diferenças ente tocar rápido, dominar técnicas e realmente TIRAR SOM do instrumento. Existem muitos baixistas que tocam rápido, mas muito sujamente, existem outros que dominam a técnica mas não expressam seus sentimentos através do instrumento, e existem aqueles que tornan-se mestres ao longo da vida, ou às vezes de uma curta vida .
Fica aqui nossa homenagem a todo eles :
JACO PASTORIUS, ABRAHAM LABORIEL, STANLEY CLARKE, VERDINE WHITE, STEVE HARRIS, STING, JOHN PATITUTTI, VICTOR WOOTEN, MARCUS MILLER, CHARLIE HADEN, CHARLES MINGUS, MIKE PORCARO, MARK KING E MUITOS OUTROS.
Termino com as palavras de um grande professor que ouvi, e peço que as guardem para sempre, sempre que tocarem um instrumento.
"MUSICA É A CAPACIDADE DE UM HOMEM EXPRESSAR SEUS DIVERSOS AFETOS ATRAVÉS DO SOM".
Um comentário:
Fala Rodrigo, parabéns pelo Blog. Abração.
Postar um comentário