Fundamentos de Slap
O Slap foi o nome dado à técnica surgida na primeira metade dos anos 70 e creditada ao genial contrabaixista norte americano Larry Graham, então músico da banda de Sly & The Family Stone. Larry criou uma técnica percussiva e rítmica muito poderosa ao combinar as técnicas de oitavas e ostinatos da disco music ao indefectível balanço funk da banda de Sly, e ao percutir com seu polegar a corda E puxar as oitavas dos acordes, primeiramente executadas na corda sol, puxando a mesma com as pontas de seus dedos,deu início a uma revolução na arte de tocar contrabaixo elétrico. Esta técnica recebeu o nome de Slap (tapa) devido ao seu caráter percussivo.
Considerado co-autor e grande desenvolvedor da técnica, o grande mestre Stanley Clarke tornou virtuosa a técnica criada por Graham, e tornou-se a partir da segunda metade da década de 70 o grande desenvolvedor e difusor da técnica.
Larry Graham Stanley Clarke
De lá para cá a técnica amadureceu e se difundiu bastante, tendo como alguns dos grandes mestres os baixistas Victor Lemont Wooten (USA), Mark King (ENG), Marcus Miller (USA), Louis Johnson (USA), Les Claypol (USA), entre muitos outros. Vale lembrar também os grandes baixistas brasileiros que fazem um genial uso do Slap, tais como Arthur Maia, Serginho Carvalho e outros.
Marcus Miller Mark King
Victor Wooten Louis Johnson
Nenhum comentário:
Postar um comentário